segunda-feira, 29 de junho de 2009

São João e São Pedro .


Cá no nordeste a história de acender fogueira é mais importante do que qual quer outra coisa de uma festa junina. Um dia antes da festa de São Pedro e, um dia antes da festa de São João, TODO pessoal que mora nas cidades (do interior) acendem uma fogueira em frente de sua casa ! É tão lindo ! Todas as famílias fora de casa, sentada em cadeiras, assando milho e tomando uma cervejinha básica (só os adultos) . Ok, sempre tem algum problema, e dessa vez é a fumaça . A cidade vira uma ''mortandela'' defumada...
Gostaria de falar também, que as pessoas ascendem a fogueira, principalmente por causa do catolicismo forte, que persiste em todas as cidades do Nordeste . Mas uma mulher da igreja, disse para mim, que ascender fogueira para São Pedro, é 'religiosamente' incorrecto, pois para São João se ascende, por causa que irmã de Maria (mãe de Jesus) estava gravida também de um bebê (que iria se chamar João) na mesma época que Maria estava gravida de Jesus e, elas combinaram que o bebê que nascesse primeiro, elas ascenderiam uma fogueira e, tals . Porém, São Pedro não tem nada a ver com essa histórinha intediante... Na minha opinião o pessoas tem medo de não entrar no céu por causa da bendita fogueira ! (para os mais perdidos, São Pedro é o que tem a chave do céu).
Ogum Yê, viu...

3 comentários:

  1. Ah Naná, eu gosto da estorinha da fogueira pro João... Acho bonitinho!!
    beijucos

    ResponderExcluir
  2. Ai, que blog lindo!!!

    Adorei também essa história de acender fogueira!
    Acho que acaba virando curtição e transcende um pouco a relação com Maria, José, Pedro... e a bíblia inteira! Fora que deve ser lindo de ver, mesmo!

    Pequena, aproveita bastante aí e depois dê um pulo em Fortaleza pra ver essa tia véia (porém enxuta) que está verde de saudades!

    Beijo grande! Com sabor de macaxeira!

    Ana

    ResponderExcluir
  3. Ai amigue, que bom que vc tá curtindo Caicó, espero mais histórias e novidades no blog!
    te amo pequena

    ResponderExcluir